EBÓ E A IMPORTÂNCIA DE SE OBTER O ÁSÉ!!!

Em nossa casa de Orixá Ilê Axé Luz de Odara, além de existirem os Orisàs e o Jogo de Búzios, o Ebó é um dos Procedimentos ou Rituais de maior importância que há…  Não nasce um Orisá na cabeça de um íwáwo sem um ebó, não há ritual fúnebre asese sem um Ebó, não há obrigação de qualquer tipo sem um ebó e a vida de muitos clientes são totalmente equilibradas através do ebó..  Isso tudo na verdade é nos Orixás em geral. 

Há momento na vida em que as coisas começam a saírem do lugar. As coisas começam a dar errado e por mais que tentemos fazer algo para mudar, só piora.  

Ao consultar o Oráculo de Ifá, descobre-se que suas energias estão negativadas, que  determinado Odú está passando uma mensagem negativa e mostrando que determinadas coisas não irão andarem mesmo, caso não sejam limpas as energias do seu corpo. Neste momento entrará o EBÓ. Podemos definir como um ritual para limpeza e energização do seu corpo espiritual, possibilitando que as coisas fluam e tudo de bom possa a vir acontecer em sua vida.

Um ritual desses é capaz de tirar alguém de uma Cama , possibilita uma vida mais tranquila, e consequentemente mais prosperidade!!!

Enfim, o ebó só traz benefícios aos que podem fazer e o recebem em sua vida… Organizando um ebó, pode ser com 

– Velas

– Frutas

– Legumes

– Grãos 

– Sementes das mais diversas 

– Animais.

A finalidade é uma limpeza, e logo após, a transferência de Ásé. A pessoa, que pode ser um Sacerdote e/ou Sacerdotisa, passa esses materiais no corpo da pessoa que está em Pé Diante Dela, ou as vezes até sentada.

Há casos em que somente encosta na Testa e no Peito, há casos que passará somente próximo ao corpo da pessoa, no astral do consulente em outros casos é passado no corpo mesmo.  

Enquanto isso àwon orin (cantigas), àwon orikí (saudações) ou àwon àdurà (orações) são cantados ou declamados no idioma YORUBÁ.

 Logo após toma-se banhos de ervas e/ou descansa- se para o dia seguinte ver qual a orientação do Sacerdote ou Sacerdotisa.

Há casos em que as roupas usadas deverão irem juntas com o material que foi passado no corpo da pessoa. Esse material todo é descartado, uma forma de mandar enviar esta energia que estava causando o problema embora.

O QUE ALGUNS DIZEM DESPACHAR O NEGATIVO! Comida de Òrìsà são também EBÓ ??

Muitas pessoas confundem ebó com oferendas voltadas aos Òrìsà, o Ebó poderá até ser feito em intenção a determinado Òrìsà ou como uma maneira de deixar a pessoa limpa para entrar em contato com Òrìsà, ( caso das Feituras/Iniciações/Obrigações), mas as oferendas ou comidas aos Òrìsà é uma maneira de agradecer ou pedir algo aos mesmos. 

Geralmente com a comida e bebida preferidas dos Òrìsàs e também paramentos que quando em terra eles utilizam em guerras ou situações importantes. 

Após o Ebó também se faz necessário um tempo de Abstinência de algumas coisas como SEXO, ÁLCOOL, BEBIDAS ESCURAS, DROGAS e por aí vai.

Para entender o porque disso, sempre procure perguntar a nossa Iyànìfà Talabi Sacerdotisa de ÒRÌSÀ.

Nos ÒRÌSÀS quem determina as coisas a serem feitas como EBÓ, BORI, E O JOGO DE BÚZIOS é a experiência da Sacerdotisa do Ilê Asè Luz de Odara.

EBÓ em muitas das vezes são prescritos baseados no ODÙ e outros casos não, mas sempre determinados por um JOGO DE BÚZIOS e por uma SACERDOTISA capacitada para isso.

É UMA COISA SÉRIA, pois desconhecendo o ÈWÒ de determinada pessoa ou ODÙ, o tiro poderá sair pela culatra e arruinar a vida desta pessoa. EXISTEM MUITOS CASOS ASSIM. Ou seja, o EBÓ é um ritual Poderoso e muito Importante dentro dos ÒRÌSÀS e também o CULTO A IFÁ…. Sempre ouça e siga o que o bàbàlòrìsà ou Ìyálòrísà diz a você sempre, jamais deixe de ouvi-los, pois a Eficácia deste Ritual ás vezes está no dias que se seguirão… 

Sacerdote Baba Ifá Toki..

Translate »