PRETO VELHO

Pretinhos Velhos: Sabedoria e Conforto na Espiritualidade. A sabedoria dos Pretinhos Velhos, que trazem conforto e orientação em momentos difíceis. Uma mensagem de fé e esperança no Ilê Axé Luz de Odara Jacareí SP.

Pai Francisco da Guiné e Vó Maria Redonda

Por Baba Ifá Toki

Todas as noites, ouço o silêncio da sua dor e os seus lamentos. Você constantemente pergunta o porquê. A cada suspiro e a cada pergunta, eu respondo, mas sua ansiedade pode impedir seu coração de ouvir minha voz.

Filho(a), vim dizer que sempre estou ao seu lado. Para me ouvir, você precisa se entregar e lutar contra o que tentar te desviar dos meus caminhos e da minha casa. Tenho planos bons para você, mas, para vivê-los, é necessário amadurecer e se fortalecer. Esses obstáculos em seu caminho são essenciais; o que seria da vida sem as dificuldades que enfrentamos?

Quando você estava prestes a vir a esta Terra, escolheu seu karma e os caminhos que trilharia. Eu escolhi seu ORI para zelar, tornando minha responsabilidade a sua proteção. Ouça: levante-se e vá à luta, pois estarei sempre ao seu lado. Sou aquele arrepio do nada, o vento quando não há ventania, e a boa sensação de que alguém está presente quando você se sente sozinho(a). Sou a paz que conforta e, principalmente, sou a pilastra que te sustenta e nunca deixa você cair.

Sou conhecido como Caboclo Flecheiro das Matas Virgens ou Pai Francisco da Guiné.

Ilê Axé Luz de Odara de Jacareí/SP.
Sacerdote Babá Ifá Toki

“Nega véia quer que suncê saiba que,
nessa luta, suncê não está sozinho.”

Vó Maria Redonda

Vó Maria Redonda sempre nos acalenta e nos direciona na espiritualidade. Ôh, meu zi fio, quanto sofrimento nesse coraçãozinho tão bom! Para os outros, suncê está sempre sorrindo, mas só você e Deus sabem da dor que está dentro, né, fio? Nega véia quer te lembrar que ninguém é obrigado a estar bem o tempo todo. É normal não estar sempre feliz na frente dos outros, e está tudo bem.

A vida é assim: ora estamos bem, ora estamos mal. Mas uma coisa é certa: tudo passa. Imagine que nossos conflitos são uma escada; tem dias em que subimos um degrau, outros em que ficamos estagnados, e há dias em que podemos descer um degrau. E está tudo bem, fio! Ninguém é perfeito. Crescer, amadurecer e superar leva tempo; é um processo que avança devagar.

Nega véia quer que suncê saiba que nessa luta não está sozinho, e que tudo vai passar; é só uma fase, fio. Tenha fé, porque sem Deus as coisas se tornam muito mais difíceis. Descanse seu coraçãozinho e, ao deitar, relaxe corpo e mente. Imagine-se em uma cachoeira, com a água lavando sua alma. Deus lhe abençoe, meu fio!

Ilê Axé Luz de Odara de Jacareí/SP e Heliodora/MG.
Sacerdote Babá Ifá Toki
21.08.2023

Quer saber mais sobre os Caboclos, vá em Nosso Blog toda semana tem mensagem de sabedorias dos guias, transcritas pelo Sacerdote Babà ifá Toki